Antonella Bassani deu um passo importante em sua carreira. Na quinta-feira (25), o GRANDE PRÊMIO pôde confirmar que a piloto garantiu uma das vagas na seletiva do Girls on Track, um projeto de parceria entre a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e a Ferrari para desenvolver jovens competidoras.
No total, foram selecionadas 20 garotas para a primeira turma do programa, e Júlia Ayoub, outra brasileira, também conquistou um lugar. As atividades presenciais começarão a partir de outubro, no Autódromo de Paul Ricard, na França.
“Estou muito feliz por estar entre as selecionadas para o FIA Rising Stars. Temos cada vez mais meninas talentosas, e esse apoio é superimportante para que possamos trilhar um caminho de sucesso nas pistas”, disse a jovem pilota.
“Vou me dedicar bastante e me preparar da melhor forma possível para cada um dos desafios. Com certeza, será uma aprendizagem e uma experiência incrível”, completou.
Bassani tem uma extensa trajetória no esporte a motor. Entre os resultados de destaque, possui um vice-campeonato no Sul-Americano de Rotax e outro no Brasileiro de Rotax, ambos conquistados em 2016. No ano seguinte, em Portugal, alcançou a oitava posição no Rotax Max Challenge Grand Finals, sendo a melhor colocação de uma brasileira em campeonatos mundiais.
A catarinense conta com um importante apoio em sua carreira: o de Bia Figueiredo, sua tutora. “Sem dúvida, esta é uma das maiores iniciativas para preparar meninas para a Fórmula 1, e fico feliz por ter contribuído para que a Antonella e mais uma brasileira tenham sido escolhidas. Sou mentora da Totti desde 2018, acompanho de perto seus passos e sei o quanto ela merece uma oportunidade assim”, disse a pilota da Stock Car.
Mais de 70 meninas se inscreveram no Girls on Track, com idades entre 12 e 16 anos. A seleção começou com dois dias de testes de kart, além de desafios físicos, mentais e treinamento de mídia. Doze pilotas avançam para a próxima fase, onde ficarão quatro dias em um acampamento de treinamento. Em seguida, apenas oito avançam para o segundo acampamento. Quatro pilotas disputarão a fase final, onde brigam por uma vaga na Academia de Pilotos da Ferrari.